Instalações de treinamento

EXPLORE NOSSAS INSTALAÇÕES

Um centro de treinamento completo no Brasil, o Aeroclube Juiz de Fora (ACJF) está localizado em Juiz de Fora, Minas Gerais (MG). Com as suas instalações e recursos únicos, o ACJF oferece a oportunidade de uma formação completa, com uma das maiores estruturas do Brasil.

Nosso centro de operações de voo totalmente operacional é localizado em um aeródromo pouco movimentado, tornando a execução prática operacional ainda mais produtiva. 

Metros de pista
0
Simuladores de Voo
0
Instrutores experientes
0
Aeronaves
0

aERONAVES

Uma frota de Aeronaves diversificada, tamanha variedade não é mera coincidência, mas sim uma parte fundamental da nossa filosofia educacional que se baseia na progressão escalonada e no aprimoramento contínuo do conhecimento.

cessna 150

O ‘primeiro treinador do mundo’ foi apresentado pela Cessna como Cessna 150 . Este pequeno, mas icônico avião já treinou mais de 250.000 pilotos  – e continua aumentando. É um avião triciclo todo em metal com asa alta e dois assentos lado a lado.

Máximo de decolagem:
Comprimento:
Altura:
Envergadura:
Vel. max. de cruzeiro:
Alcance Máximo:
Número na frota:
1600 lbs/ 726 kg
7.3 m
2.6 m
10.2 m
104  kt
425 NM
4

CESSNA 152

Um dos primeiros e melhores treinadores do mundo foi apresentado pela Cessna como Cessna 152 . Este pequeno, mas icônico avião já treinou mais de 250.000 pilotos  – e continua aumentando. É um avião triciclo todo em metal com asa alta e dois assentos lado a lado e uma evolução do Cessna 150.

Máximo de decolagem:
Comprimento:
Altura:
Envergadura:
Velocidade max. de cruzeiro:
Alcance Máximo:
Número na frota:
1670 lbs/ 758 kg
7.3 m
2.6 m
10.2 m
107  kt
415 NM
5

Ao iniciar a decolagem, a sensação de potência e controle foi avassaladora. Ver a pista se esticando à minha frente e, em questão de segundos, estar suspenso nos céus, é uma emoção que palavras não podem descrever adequadamente. O instrutor foi fundamental, guiando-me com paciência e expertise."

A-122 Uirapuru

O A-122 Uirapuru é uma aeronave brasileira que marcou época como um excelente treinador. Com seu design robusto e confiável, tornou-se um ícone da aviação de treinamento. Conhecido por oferecer uma experiência de voo estável e controlável, proporcionando aos pilotos em formação a confiança e habilidades necessárias para avançar em suas carreiras.

Máximo de decolagem:
Comprimento:
Altura:
Envergadura:
Vel. max. de cruzeiro:
Alcance Máximo:
Número na frota:
1852 lbs / 840 kg
6.65 m
2.70 m
8.50 m
115 kt
432 NM
2

Ao iniciar a decolagem, a sensação de potência e controle foi avassaladora. Ver a pista se esticando à minha frente e, em questão de segundos, estar suspenso nos céus, é uma emoção que palavras não podem descrever adequadamente. O instrutor foi fundamental, guiando-me com paciência e expertise."

cessna 172

A Cessna 172 é uma evolução notável do icônico “primeiro treinador do mundo”, a Cessna 150, produzida pela renomada fabricante norte-americana Cessna Aircraft Company. Assim como seu antecessor, a Cessna 172 é uma aeronave de treinamento extremamente influente, que tem desempenhado um papel vital na formação de pilotos em todo o globo.

Máximo de decolagem:
Comprimento:
Altura:
Envergadura:
Vel. max. de cruzeiro:
Alcance Máximo:
Número na frota:
2300 lbs/ 1043 kg
7.95 m
2.71 m
11 m
122 kt
695 NM
2

Voar a bordo da aeronave Cessna 172 foi uma experiência que ficará gravada em minha memória para sempre. Desde o momento em que entrei na cabine e me sentei no assento do piloto, senti uma mistura de empolgação e nervosismo. O cheiro do interior da aeronave, o som do motor ganhando vida e a sensação do avião taxiando pela pista foram emocionantes."

tupi 180 - p28a

O Tupi 180 representa uma síntese de tradição e inovação na aviação, honrando os princípios para treinamento enquanto incorpora melhorias e avanços tecnológicos. Sua reputação como uma aeronave de treinamento respeitada e confiável continua a crescer, demonstrando sua relevância contínua na formação de pilotos em todo o mundo.

Máximo de decolagem:
Comprimento:
Altura:
Envergadura:
Velocidade de cruzeiro:
Alcance Máximo:
Número na frota:
2550 lbs / 1157 kg
7.25 m
2.22 m
11.67 m
125 kt
630 NM
2

Voar a bordo da aeronave Cessna 172 foi uma experiência que ficará gravada em minha memória para sempre. Desde o momento em que entrei na cabine e me sentei no assento do piloto, senti uma mistura de empolgação e nervosismo. O cheiro do interior da aeronave, o som do motor ganhando vida e a sensação do avião taxiando pela pista foram emocionantes."

PA-34 Seneca

O Piper PA-34 Seneca é uma aeronave notável no mundo da aviação, amplamente reconhecida por sua versatilidade e eficiência no treinamento de pilotos. Com sua configuração de motor duplo e design aerodinâmico, o Seneca se destaca como uma escolha excepcional para aqueles que buscam aprimorar suas habilidades e experiência.

Peso máximo de decolagem:
Comprimento:
Altura:
Envergadura:
Velocidade de cruzeiro:
Alcance Máximo:
Número na frota:
4570 lbs / 2073 kg
8.72 m
3.02 m
11.86 m
163 kt
785 NM
2

Voar a bordo da aeronave Cessna 172 foi uma experiência que ficará gravada em minha memória para sempre. Desde o momento em que entrei na cabine e me sentei no assento do piloto, senti uma mistura de empolgação e nervosismo. O cheiro do interior da aeronave, o som do motor ganhando vida e a sensação do avião taxiando pela pista foram emocionantes."

twin comanche -PA30

A aeronave PA30 Twin Comanche representa um notável avanço na categoria de aeronaves bimotoras, oferecendo um desempenho excepcional e versatilidade notável. Mantém os padrões de construção de alta qualidade comumente associados a aeronaves em metal, com um trem de pouso triciclo e uma configuração de asa alta, ela oferece uma plataforma estável e segura para pilotos. Os dois assentos lado a lado proporcionam uma experiência de voo confortável e colaborativa, facilitando a comunicação entre a tripulação.

Peso máximo de decolagem:
Comprimento:
Altura:
Envergadura:
Velocidade max. de cruzeiro:
Alcance Máximo:
Número na frota:
3600 lbs / 1633 kg
7.68 m
2.52 m
10.97 m
172 kt
568 NM a 55% throttle/54 gal
1

O COMEÇO DO SONHO

taxiamento monomotor

Acompanhe o início do treinamento prático, já na aeronave com o o Cessna 150 PR-JTG. 

aeródromo

O Aeródromo Francisco Álvares de Assis, popularmente conhecido como Aeroporto da Serrinha, é uma importante infraestrutura aeroportuária localizada em Juiz de Fora, Minas Gerais. Com uma pista de pouso e decolagem de  1.535 metros de comprimento, o aeroporto desempenha um papel crucial na formação de cadetes da região.

Seguindo os padrões internacionais, a pista também incorpora marcações cruciais, incluindo: 

  • Linha central da pista;
  • Indicadores de trajetória de aproximação de precisão PAPI; 
  • Luz e linha de borda da pista;
  • Marcações de limite;
  • Caracteres de designação de pista;
  • Ponto de mira;

A infraestrutura do alojamento é verdadeiramente surpreendente. Além dos quartos individuais e coletivos, existem áreas comuns que fomentam o convívio e a interação entre os alunos. Uma espaçosa sala de jogos é o local ideal para compartilhar risadas e criar laços duradouros entre os que ali se hospedam. O wi-fi em toda instalação, biblioteca, sala de convivência, combinam o conforto e comodidade que não precisar ir tão longe. 

A localização estratégica do aeroclube facilita o acesso às instalações, bem como às atrações turísticas da região.

É  uma atmosfera de camaradagem que torna cada estadia uma experiência inesquecível.

Quem tem o privilégio de chamar esse lugar de lar temporário, leva consigo memórias e amizades que duram para toda a vida.

Com 600 metros², o Hangar do Aeroclube Juiz de Fora faz parte das instalações e guardar nossa frota com mais de 10 aeronaves:

  • Cessna 150
  • Cessna 152 
  • Cessna 172
  • T23
  • TUPI 180
  • SENECA III
  • TWIN COMANCHE

A frota de 15 aeronaves do ACJF passa por manutenção no hangar com oficina homologada localizando dentro das instalações do Aeroclube, no aeródromo. E realizamos os seguintes serviços:

  • Manutenções preventivas
  • Análise de panes
  • Manutenções corretivas
  • Manutenções planejadas;
  • Controle técnico de Manutenção.

Aqui é onde a mágica acontece, no interior das instalações, encontram-se simuladores de voo, todo administrativo, as salas de aulas e de briefings. 

O Aeroclube Juiz de Fora é mais do que uma instituição de ensino; é um local onde paixão e profissionalismo se encontram. O ambiente fomenta a troca de conhecimento, a colaboração entre alunos e instrutores, e a construção de laços duradouros. A cultura de excelência permeia cada interação, tornando o aeroclube um espaço único para o desenvolvimento de habilidades aeronáuticas.

Aeroporto de Juiz de Fora – Francisco Álvares de Assis, mais conhecido como Aeroporto da Serrinha(IATA: JDF, ICAO: SBJF) é um aeroporto no município de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Foi inaugurado em 1958. Foi administrado pela INFRAERO no período de fevereiro de 1996 a agosto de 2007, posteriormente administrado pela SINART, e novamente voltou o comando para INFRAERO.

O Aeroporto é base de operações do Aeroclube de Juiz de Fora.

Durante a simulação, fui levado a cenários e condições de voo variados, desde voos tranquilos sob um céu claro até situações mais desafiadoras com mudanças climáticas. Isso me permitiu testar minhas habilidades e aprender a reagir a diferentes circunstâncias."

simuladores

Durante a formação aeronáutica, os simuladores desempenham um papel fundamental no treinamento de pilotos, especialmente no contexto do IFR (Voo por Instrumentos) e MLTE (Multimotor). Estes dispositivos de treinamento proporcionam uma experiência imersiva e segura, replicando condições de voo realistas e desafios específicos encontrados no ambiente aéreo.

UM POUCO MAIS SOBRE NÓS!

Perguntas Frequentes

Você está convidado a explorar nossas instalações por meio de um envolvente tour e a esclarecer quaisquer dúvidas que possa ter. Para garantir a melhor experiência possível, solicitamos que agende uma consulta antes de sua visita. Estamos disponíveis para recebê-lo de Segunda a Sexta, das 09h00 às 15h30, e nos Finais de Semana, das 09h00 às 15h00. Aguardamos ansiosamente sua visita!

A duração da Graduação Superior de Piloto de Linha Aérea é de 48 meses, divididos em formação teórica e prática. Após toda formação acadêmica o Aluno estará apto a realizar o estágio de 1 ano para obter as 500 horas de voo, e seguir com a sua formação com as especializações em CRM, Jet Training e os preparatórios para banca de PLA e ICAO, e todo o treinamento de como ser aprovado em processos seletivos.