Se você é apaixonado por aviação e sonha em se tornar um piloto profissional, você veio ao lugar certo. Neste guia completo, vamos explicar tudo o que você precisa saber para começar sua jornada para se tornar um piloto profissional.
Passo 1: Obtenha uma Licença de Piloto Privado
O primeiro passo para se tornar um piloto profissional é obter uma Licença de Piloto Privado (PPA). A Licença de Piloto Privado permite que você voe um avião como piloto em comando ou copiloto, mas não permite que você seja pago para voar.
Para obter sua Licença de Piloto Privado, você precisará ser aprovado na Banca da ANAC, podendo realizar seu curso preparatório em uma Escola de Aviação homologada e posteriormente completar um curso de treinamento prático em uma escola de aviação certificada pela ANAC.
Passo 2: Obtenha uma Licença de Piloto Comercial
Depois de obter sua Habilitação de Piloto Privado, o próximo passo é obter uma Licença de Piloto Comercial. Ela permite que você seja pago para voar, o que é o primeiro passo para se tornar um piloto profissional, assim poderá exercer atividades remuneradas.
Para obter sua Licença de Piloto Comercial, você precisará iniciar o Curso Teórico de Piloto Comercial em uma Escola de Aviação Homologada, ele terá a duração média, obrigatória pela Anac, de 5 meses. Após a conclusão do curso e a aprovação na Banca da ANAC de Piloto Comercial, você deverá iniciar o seu treinamento prático escola de aviação certificada pela ANAC.
Passo 3: Obtenha uma Habilitação de Voo por Instrumentos;
A Habilitação de Voo por Instrumentos (IFR) permite que você voe em condições meteorológicas adversas, como baixa visibilidade e mau tempo.
A maioria das companhias aéreas exige que seus pilotos tenham uma habilitação IFR. Para obter sua habilitação IFR, você precisará completar um curso de treinamento prático em uma escola de aviação certificada pela ANAC.
Passo 4: Ganhe Experiência
Depois de obter as suas Habilitações, o próximo passo é ganhar experiência como Piloto, a maioria das companhias aéreas exige que seus pilotos tenham um mínimo de 500 horas de voo para se candidatar a um emprego de piloto de linha aérea.
Para ganhar experiência, você pode trabalhar como piloto instrutor de voo. Para essa formação você também passará por uma Banca da Anac de INVA e um treinamento Prático, tudo deverá ser feito em uma Escola de Aviação homologada.
O Aeroclube Juiz de Fora oferece os cursos teórico e prático para essa formação, bem como, aos Alunos que se destacam durante a formação toda, um ano de estágio como instrutor de voo no Aeroclube, formando novos pilotos!
Se tornar um piloto profissional requer muito trabalho, dedicação e treinamento, mas é um dos trabalhos mais emocionantes e gratificantes do mundo.
Siga esses passos e você estará no caminho certo para realizar seu sonho de se tornar um Piloto Profissional!