o plano de formação

Domine as habilidades para iniciar sua carreira como piloto de linha aérea. Nosso programa abrangente leva você desde zero horas de voo, passando por todo ensinamento teórico, até os céus em uma aeronave multimotor. Ao final do curso, você terá a confiança e o conhecimento superior em aviação para se juntar à próxima geração de pilotos de classe mundial. 

O QUE É ESSE PLANO?

O Plano de Formação – Piloto de Linha Aérea, é o nível mais alto de Formação Aeronáutica para quem deseja ser um Piloto Profissional altamente qualificado.

INICIANDO SUA JORNADA NO PLANO MAIS COMPLETO DO BRASIL

Meticulosamente projetado para proporcionar uma experiência educacional abrangente e de alta qualidade para todos os cadetes da Aviação. Com um planejamento inovador e uma equipe de instrutores e coordenadores altamente qualificados, estamos comprometidos em fornecer as habilidades e conhecimentos necessários para prosperar em uma carreira de sucesso.

1º Ano

Piloto Privado

2º Ano

Piloto Comercial

3º Ano

INVA

4º Ano

Superior + Estágio

Parabéns!

Voce está apto ao mercado de trabalho.

1º ANO - Piloto Privado
12 meses

Você começará com um intenso período de estudo teórico com o apoio dos nossos instrutores em mentoria 100% online para sua aprovação na ANAC. Depois você progredirá para o treinamento com nossas aeronaves monomotoras para realizar as 42H de voo.

2º ANO -Piloto Comercial MLTE IFR
12 meses

Você começará essa etapa com um estudo intenso de matérias teóricas para aprovação na banca ANAC e também para o seu semestre no Ensino Superior, posteriormente dará início as suas horas de voo como Piloto em Comando nas Aeronaves Multimotoras.

3º ANO- instrutor de voo
12 meses

Nessa etapa finalizará seus voos como Piloto em Comando IFR, além das horas nos simuladores e dará início ao processo teórico para Habilitação de Instrutor de Voo. Em paralelo também continuará suas matérias do Ensino Superior.

4º ANO - SUPERIOR E ESTÁGIO
12 MESES

Iniciará as horas de voo de instrutor de voo no Aeroclube e passará a diante todo ensinamento e acumulará as 500h de voo no estágio como instrutor de voo. Também fará as seguinte especializações: Jet training, CRM, preparatório PLA e ICAO e 50 horas em comando IFR.

entenda a sua grade

TODOS OS PERÍODOS SERÃO DIVIDIDOS EM 6 MESES.

1º Período:

  • Regulamento de Tráfego Aéreo
  • Teoria de voo;
  • Navegação Aérea VFR;
  • Meteorologia;
  • Conhecimentos Técnicos de Aeronaves;

    Pré-requisito para o próximo semestre: Banca da ANAC PP e CMA

2º Período:

  • Curso Prático de Piloto Privado – De acordo com Programa de Instrução aprovado na ANAC.
  • Ground School;
  • Curso de Interpretação SID-STAR
  • Curso de Gerenciamento de Risco da Fauna e Perigo
  • Curso de Inglês Aeronáutico Técnico

    Pré-requisito para o próximo semestre: Cheque de Piloto Privado.

No 2º período, programe-se também para suas horas de voo, além da mensalidade você o valor de combustível por hora de voo. 

3º Período:

  • Regulamentação Aeronáutica;
  • Conhecimentos Técnicos de Aeronaves com Alta Performance;
  • Meteorologia;
  • Teoria de Voo;
  • Desempenho humano;
  • Performance de Voo, Planejamento e Carregamento;
  • Navegação;
  • Procedimentos Operacionais;
  • Radiocomunicação;
  • Ground School;
  • Helicópteros e Veículos Aéreos não tripulados;
  • Optativa;
  • Psicofisiologia e Cuidados com a saúde;
  • Vivência Extensionista (EXT);

    Pré-requisito para o próximo semestre: Aprovação na Banca de PC

4º Período:

  • Curso Prático de Piloto Comercial VFR – De acordo com Programa de Instrução aprovado na ANAC.;
  • Eficiência Operacional e Manuais;
  • Planejamento Avançado de Voo: PBN, RVSM e Cartas Jeppesen;
  • Fraseologia Aeronáutica e Laboratório de Voo
  • Vivência Extensionista (EXT).

No 4º período programe-se também para suas horas de voo, além da mensalidade você gastará o valor de combustível por hora de voo. 

5º Período:

  • Curso Prático de Piloto Comercial IFR – Simulador;
  • Inglês Técnico para Pilotos e Tripulações;
  • Tecnologia de Bordo: Sistema Embarcados e Manutenção;
  • Tecnologia e Performance de Aeronaves a Jato;
  • Aeronaves Glass Cockpit: Familiarização e Operação.

    Pré-requisito para o próximo semestre: CMA 1º Classe

     

6º Período:

  • Curso Prático de Piloto Comercial IFR – De acordo com Programa de Instrução aprovado na ANAC.;
  • Ground School;
  • Segurança Operacional: Teoria e Implementação do SMS;
  • Fundamentos do Ensino na Aviação: Técnicas e Habilidades;
  • Vivência Extensionista (EXT);
  • Administração e Gerenciamento de Aeronaves e Equipes.

    Pré-requisito para o próximo semestre: Cheque de PC MNTE IFR e Aprovação na Banca de INVA.

No 5º  e 6º período, programe-se também para suas horas de voo, além da mensalidade você gastará em média o valor de combustível por hora de voo MNTE IFR. 

7º Período:

  • Processo de Aprendizagem;
  • Desempenho Humano;
  • Condução do treinamento, uso de material auxiliar de treinamento e regras aplicáveis;
  • Segurança de Voo;
  • Curso Prático de Instrutor de Voo;
  • CRM- Gerenciamento de cabine e tripulação;
  • Treinamento para Padronização de Instrução de Voo;
  • Preparatório para Processo Seletivo.
  • Curso Básico de CTM

    Pré-requisito para o próximo semestre: Cheque de INVA

     

8º Período:

  • Preparatório para banca da ANAC de PLA;
  • ICAO (International Civil Aviation Organization);
  • Estágio até as 500h;
  • Inclusão de MLTE
  • Jet Training;
  • 50h em Comando IFR ;
  • Convalidação PPA VFR FAA.

     

Programe-se também para suas horas de voo, além da mensalidade você pagará o valor de combustível por hora de voo no MLTE e IFR COMANDO. 

Avaliação da língua inglesa

Todos os pilotos devem ter proficiência em inglês para atender aos padrões estabelecidos pela Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO). Como parte do seu treinamento, iremos conduzi-lo por uma série de avaliações de compreensão auditiva e conversação com a Organização de Treinamento de Proficiência na Língua Inglesa. 

Superior – Ciências Aeronáuticas

Em parceria com a Universidade Uniguairacá o Aeroclube Juiz de Fora se tornou Polo Universitário da Graduação de Ciências Aeronaúticas.

Diante disso, desenvolvemos um programa de treinamento completo e com cronograma teórico e prático. Melhor opção para aqueles que desejam se tornar Pilotos Profissionais de Linha Aérea. 

Um ambiente de aprendizado completo e interativo e uma estrutura clara e bem definida para o treinamento. Fazer a formação em partes pode resultar em lacunas de conhecimento e habilidades, bem como um treinamento de baixa qualidade e interrupções frequentes devido a problemas financeiros, além de ser necessário imediato aporte no valor total do investimento.

VIDA DE TREINO

ACOMPANHE A ROTINA DE TREINAMENTO

O Aeroclube Juiz de Fora oferece uma integração completa de treinamento de voo, aulas teóricas, acomodação e recreação sob o mesmo teto, combinando tecnologias de aprendizagem de ponta e uma extensa frota de aeronaves de treinamento com o objetivo de qualificar pilotos para as futuras exigências da companhia aérea. indústria.

UM POUCO MAIS SOBRE NÓS!

Perguntas Frequentes

Você está convidado a explorar nossas instalações por meio de um envolvente tour e a esclarecer quaisquer dúvidas que possa ter. Para garantir a melhor experiência possível, solicitamos que agende uma consulta antes de sua visita. Estamos disponíveis para recebê-lo de Segunda a Sexta, das 09h00 às 15h30, e nos Finais de Semana, das 09h00 às 15h00. Aguardamos ansiosamente sua visita!

A duração da Graduação Superior de Piloto de Linha Aérea é de 36 meses, divididos em formação teórica e prática. Após toda formação acadêmica o Aluno estará apto a realizar o estágio de 1 ano para obter as 500 horas de voo, as especializações em CRM, Jet Training e os preparatórios para banca de PLA e ICAO, e todo o treinamento de como ser aprovado em processos seletivos.