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Novo sistema de cursos é adotado pelo Aeroclube de Juiz de Fora

Uma nova dinâmica de estudos nos cursos de Piloto Privado, Piloto Comercial e Instrutor de Voo de Avião será implantada pelo Aeroclube de Juiz de Fora. A nova modalidade de estudos foi aperfeiçoada pela diretoria da instituição, em parceria com o grupo SENAI de Juiz de Fora, para beneficiar os alunos quanto à agilidade das aulas práticas e o aperfeiçoamento dos cursos. 

Confira abaixo os esclarecimentos sobre os cursos de Piloto Privado – Avião (PPA), Piloto Comercial – Avião (PCA) e Instrutor de Voo – Avião (INVA). 

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Como será a matrícula do aluno no Aeroclube?

O aluno se matriculará no curso de Piloto Privado Avião no Aeroclube, no modelo de internato, e irá fazer parte de uma turma. As turmas serão mensais, e cada grupo será formado, somente, por 12 alunos. O curso prático terá duração de 30 dias. 

Qual aluno tem direito a alojamento gratuito? 

Todo aluno que se matricular no Aeroclube, no formato internato, e não ser de Juiz de Fora, terá direito a alojamento coletivo gratuito na instituição. 

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Quantas aeronaves serão utilizadas em cada turma de Piloto Privado?

Para cada turma, serão disponibilizadas 4 aeronaves; sendo, no máximo, 3 alunos para cada avião. O que possibilitará, ao aluno, voar até 2 horas por dia, ou 2 missões por dia.

Considerando esse ritmo de aulas práticas, o aluno irá receber a escala de voo projetada para ele de todo o treinamento no início do seu curso. Não se pretende extrapolar 30 dias de treinamento, salvo condições meteorológicas desfavoráveis para voo.

Em 30 dias que forem possíveis de realizar as operações de voo, o aluno terá completado toda a carga horária de seu curso. Portanto, o aluno chegará ao aeroclube, passará o período de 30 dias na instituição, e terá projetada toda sua escala de voo com horário de treinamento. Todo seu desenvolvimento se dará nesse período. 

E para os alunos que não poderem realizar o curso de forma internato, mantendo-se 30 dias no Aeroclube de forma ininterrupta?

Para os alunos que não poderem ficar em condição de internato, o Aeroclube de Juiz de Fora irá disponibilizar uma aeronave, a mesma que será a aeronave reserva dos 4 aviões que irão atender os alunos do formato internato. Essa aeronave só será utilizada pelos alunos do curso contínuo quando todos os 4 aviões, disponibilizados a eles, estiverem em manutenção.

Os alunos que não podem se manter no Aeroclube por 30 dias consecutivos, são aqueles que só podem ir à instituição, geralmente, aos finais de semana, ou durante uma semana ou somente um fim de semana entre outros casos específicos. Para esse tipo de aluno, quando ele fechar com o aeroclube o contrato de treinamento, ele deve informar quais são as datas que tem disponibilidade para que sua escala seja criada. 

E se o aluno do curso de Piloto Privado não conseguir terminar o curso em 30 dias? O que ele pode fazer? 

Para o aluno que não terminar o curso de Piloto Privado em 30 dias, o prazo estabelecido no contrato para que finalize o treinamento completo são de 180 dias. Portanto, dentro desse período, ele precisa, por obrigação, finalizar as horas de voo para treinamento de Piloto Privado.

Não sendo possível finalizar o curso em 30 dias, o aluno é automaticamente realocado para a turma seguinte para finalizar suas horas. Caso ele não possa ficar no Aeroclube, será combinado então qual o período que ele pode, sendo alocado para uma turma posterior.

Caso o período de validade contratual para uso do credito de horas de voo seja extrapolado, o aluno não perderá o credito junto ao aeroclube, porém, deixa de perceber a relação credito x horas de voo, tendo descontado do seu montante o valor da hora da aeronave que utilizar no treinamento no momento em que realizar a operação.

Quais aeronaves serão utilizadas no curso de Piloto Privado? 

As aeronaves que serão utilizadas para o curso de PP são: Cessna 150 e Cessna 152.

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Como será o curso de Piloto Comercial?

O curso de PC é dividido em duas fases. A primeira é visual, em que o aluno precisa voar 80 horas. Esse período de 80 horas deverá ser realizado dentro de 30 dias da modalidade internato. Uma mesma aeronave será utilizada por dois alunos, um de cada vez. O curso de PC também irá dispor de quatro aeronaves, com um avião de reserva, para casos de manutenção. Também serão turmas mensais, e esses alunos irão conseguir uma agilidade de escala para que voem no curso de PCA por 3 horas por dia. 

Considerada essa primeira parte do curso de PCA concluída, o aluno passa para a segunda parte que é a de Voo por Instrumento, em que ele irá voar 25 horas de simulador, 8 horas de monomotor IFR e mais 14 horas de multimotor IFR. Essa segunda parte também terá um período de 30 dias.

Juntando as duas partes do curso de PC, o aluno tem uma expectativa de finalização, dentro desse novo modelo que passa a ser aplicado pelo aeroclube, de 60 dias. 

Quais aeronaves serão utilizadas no curso de Piloto Comercial?

Já para o curso de Piloto Comercial, são utilizadas as aeronaves de maior porte, com mais complexidade e performance. Justamente porque o treinamento do curso de Piloto Comercial irá profissionalizar o aluno. Portanto, o aluno irá voar em aeronaves nas quais ele terá uma proximidade muito maior de encontrar no mercado de trabalho, como piloto iniciante, como Tupi, Cessna 172, Corisco, Seneca entre outros aviões.  

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E os alunos que não podem realizar o curso de Piloto Comercial no formato internato?

Nessas condições, também temos alunos que não podem ficar em sistema de internato. Então eles seguem a mesma regra do curso para Piloto Privado. O aluno deve passar para o aeroclube quais são suas datas disponíveis, e nós vamos alocar uma escala para ele com a aeronave reserva. 

E se o aluno de Piloto Comercial não conseguir concluir o curso em 60 dias?

Se o aluno de PC, no formato internato, não puder concluir o curso dentro de 60 dias, ele segue a mesma situação de PP. O aluno será realocado na turma subsequente, se ele puder ficar. Caso ele não possa, ele será realocado em uma turma posterior e terá que ser criado um acordo com disponibilidade do aeroclube e do aluno para ele poder concluir o curso. Vale lembrar que, para o curso de Piloto Comercial, a validade do contrato é de um ano (365 dias).

Caso o período de validade contratual para uso do credito de horas de voo seja extrapolado, o aluno não perderá o credito junto ao aeroclube, porém, deixa de perceber a relação credito x horas de voo, tendo descontado do seu montante o valor da hora da aeronave que utilizar no treinamento no momento em que realizar a operação.

 

 

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