Solicitar orçamento

Aeroclube de Juiz de Fora

TIRE SUAS DÚVIDAS: (32) 3233-1004 contato@aeroclubejf.com.br (32)99910-8001
  • Home
  • Voo Panorâmico
    • Leia artigos e visualize nossas galerias de fotos

      previous arrow
      next arrow
      Slider

      Confira fotos de nossas instalações e nossos eventos.

      previous arrow
      next arrow
      Slider

      Artigos sobre aviação e tudo que acontece no Aeroclube de Juiz de Fora.

Login - Flight Center


 
Piloto formado no Aeroclube de Juiz de Fora trabalha na empresa Hong Kong Airlines

Piloto formado no Aeroclube de Juiz de Fora trabalha na empresa Hong Kong Airlines

Antigo aluno do Aeroclube de Juiz de Fora, o piloto Alex Linhares trabalha, atualmente, na empresa Hong Kong Airlines. Para ele, “quando a oportunidade aparece, temos que abraçá-la com muita dedicação e demonstrar nossa capacidade em todos os momentos. Barreiras linguísticas e culturais existem, mas não são intransponíveis”, afirmou.

Em Toulouse, recebendo o primeiro A350 da companhia

Ele se formou piloto no Aeroclube de Juiz de Fora no período de 1989 a 1991, quando realizou seus cursos de Piloto Privado (PPA) e Piloto Comercial (PCA). Ainda em 1994, também concedeu instrução no Aeroclube para os cursos de PPA e PCA. Do Aeroclube, ele foi para a Pontifícia Universitária Católica (PUC), do Rio Grande do Sul, para cursar a faculdade de Ciências Aeronáuticas. Mas logo no primeiro semestre, já foi convidado para fazer a prova de admissão na Rio-Sul Linhas Aéreas, ingressando na empresa em 1996. Lá, foi promovido a Comandante e Instrutor em 2001.

Assinando Flight Training Agreement para o A350

Em 2006, quando a Rio-Sul parou de operar, ele foi para a Ásia e, em 2007, chegou em Hong Kong, onde está até hoje. Inicialmente, começou como piloto na Hong Kong Express e, desde 2010, opera na Hong Kong Airlines. “Desde que cheguei, foram oferecidas a mim diversas oportunidades para trabalhar na gerência das duas empresas, passando por inúmeras posições, como FOQA (FOQA é uma sigla na língua inglesa para Flight Operational Quality Assurance. Significa “garantia de qualidade operacional de voo”), fleet training manager (Gerente de Treinamento de Frota),TRI/TRE, safety manager entre outros. Nos últimos seis anos, Alex trabalha como AOC post-holder, nas posições de Director of Flight Operations e Director of Corporate Safety, Quality e Security. E uma vez por mês, ele voa na aeronave modelo A330.

Com relação ao modo de se comunicar em Hong Kong, ele explica que:  “existe uma babilônia de culturas (36 nacionalidades) e, às vezes, competimos com muitos que têm o inglês como língua-mãe. Mas o brasileiro tem a vantagem de ser muito adaptável às diferenças e perseverante quanto encontra obstáculos”. 

Em Le Bourget Airshow, como Guest Speaker da Airbus

Para lembrar da época saudosa do Aeroclube de Juiz de Fora, Alex recorda de suas navegações com os alunos para Jacarepaguá, no estado do Rio de Janeiro, onde sobrevoava lindas praias. “O chefe de instrução, o “inesquecível” Adair Ribeiro, dizia sobre as nossas demoras de voltar das navegações para o Rio de Janeiro. Ele falava assim: companheiro, é engraçado, essa serra aqui está sempre boa para ir para o Rio. Mas, para voltar, sempre está ruim, não é mesmo?”. Recordou com carinho.

*Aeroclube de Juiz de Fora*

Há 81 anos, o Aeroclube de Juiz de Fora é uma escola de aviação civil que prioriza a segurança e a qualidade profissional na formação de seus pilotos, oferecendo diversos cursos na área de aviação, como de Piloto Privado Avião e de Piloto Comercial Avião, além de proporcionar voos panorâmicos para a população de Juiz de Fora e região.

*Outras informações com o Aeroclube de Juiz de Fora pelos telefones: (32) 3233-1004 ou 98831-2973.

Texto: Flávia Cocate
Imagens: pessoais do entrevistado

Deixe uma resposta

Fechar Menu