Solicitar orçamento

Aeroclube de Juiz de Fora

TIRE SUAS DÚVIDAS: (32) 3233-1004 contato@aeroclubejf.com.br (32)99910-8001
  • Home
    • Leia artigos e visualize nossas galerias de fotos

      previous arrow
      next arrow
      Slider

      Confira fotos de nossas instalações e nossos eventos.

      previous arrow
      next arrow
      Slider

      Artigos sobre aviação e tudo que acontece no Aeroclube de Juiz de Fora.

  • Contato
Login - Flight Center


 
Juiz de Fora faz 169 anos e ganha de presente mais uma demonstração da Esquadrilha da Fumaça

Juiz de Fora faz 169 anos e ganha de presente mais uma demonstração da Esquadrilha da Fumaça

A bordo da aeronave A-29 Super Tucano nas cores da Bandeira do Brasil, o Capitão Felipe Caldoncelli Barra Melo pousou no Aeroporto da Serrinha, em Juiz de Fora, no início da tarde desta quinta-feira, dia 9 de maio. O representante da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou a missão precursora referente à demonstração da Esquadrilha da Fumaça que está programada para acontecer na cidade no dia 16 de junho, às 15h30, no Aeroporto da Serrinha.

A demonstração faz parte da segunda edição do “Aerofest – Um Brinde a JF” que irá acontecer nos dias 15 e 16 de junho, no Aeroporto da Serrinha, comemorando o aniversário da cidade de 169 anos, 81 anos do Aeroclube de Juiz de Fora e 41 anos da Associação Juiz-forana de Modelismo (AJAM).  

O Aerofest de 2019 terá exposição de aeronaves, apresentações de aeromodelos, paraquedismo, além do encontro de vinil, gastronomia e cervejas especiais.
O “Aerofest – Um Brinde a JF” é realização do Aeroclube de Juiz de Fora, Ajam, AMD Services e Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agropecuária (Sedeta) e de Comunicação Pública (Secom).

O convite para a Esquadrilha da Fumaça partiu do Aeroclube de Juiz de Fora, em parceria com a Prefeitura, com o objetivo de promover mais uma vez a proximidade do trabalho da Força Aérea Brasileira com a população da cidade. A última demonstração da Fumaça no município aconteceu em agosto de 2018, também a partir de um convite do Aeroclube, com a presença de mais de 40 mil pessoas no Aeroporto da Serrinha.

Missão Precursora

A presença do Capitão Barra em Juiz de Fora visou garantir todos os detalhes da demonstração juntamente com representantes do Aeroclube e da Prefeitura. Informações como segurança para o público e para a equipe da FAB, apoio médico e dos Bombeiros, local adequado para locução das manobras e da filmagem, equipamentos de som entre outros dados foram primordiais para a organização do evento.

O piloto Capitão Barra voa na Ala Direita Externa da Esquadrilha da Fumaça, posição de número 6. O grupo, durante a apresentação, sempre possui sete pilotos a bordo de, também, sete aeronaves A-29 Super Tucano. Junto dos aviadores, há uma equipe de apoio formada por sargentos especialistas em manutenção de aeronaves e da área administrativa, além de profissional de Comunicação Social. A equipe ainda conta, no dia da apresentação, com a participação de outro esquadrão da FAB que realiza o transporte do grupo de apoio da Fumaça.

Histórico

Com mais de 3.800 demonstrações realizadas no Brasil e em 21 países, a Esquadrilha da Fumaça representa para milhares de pessoas a oportunidade de ter contato, de maneira emocionante, com a FAB. Toda apresentação conta com sete pilotos em sete aeronaves. Cada posição de voo tem uma função específica. Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução. As missões também podem contar com avião de apoio de vários esquadrões da Força Aérea Brasileira para o transporte de equipe e material. Geralmente, a demonstração tem duração de 35 minutos e conta com cerca de 50 acrobacias.

*Outras informações com o Aeroclube de Juiz de Fora pelo telefone: (32) 3233-1004 ou (32) 98831-2973

Texto: Flávia Cocate
Fotos: Leonardo Amorim

Deixe uma resposta

Fechar Menu