Solicitar orçamento

Aeroclube de Juiz de Fora

TIRE SUAS DÚVIDAS: (32) 3233-1004 contato@aeroclubejf.com.br (32)99910-8001
  • Home
  • Voo Panorâmico
    • Leia artigos e visualize nossas galerias de fotos

      previous arrow
      next arrow
      Slider

      Confira fotos de nossas instalações e nossos eventos.

      previous arrow
      next arrow
      Slider

      Artigos sobre aviação e tudo que acontece no Aeroclube de Juiz de Fora.

Login - Flight Center


 
Voo solo dos Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais é realizado no Aeroclube de Juiz de Fora

Voo solo dos Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais é realizado no Aeroclube de Juiz de Fora

Desde o dia 11 de julho, a equipe de cinco Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) está participando do curso prático de Piloto Privado Avião (PPA) ministrado pelo Aeroclube de Juiz de Fora. A primeira vez que o piloto voa sozinho em uma aeronave, o chamado “voo solo”, aconteceu durante essas duas últimas semanas, de 29 de julho a 5 de agosto, para todos eles, os Tenentes Leonardo Araújo da Silva, Eduardo Augusto Tristão Torres, Gustavo Amorim Tanioka Yamate da Silva, Fábio Zamblute Moreira e Gildásio Gomes da Silva Júnior.

Após seu voo, o Tenente Torres explicou que seu curso foi realizado por quatro instrutores do Aeroclube: Bruno Féo, Felipe Santos Araújo, Givanilton Ramon Soares e Rodrigo Costa Ribeiro. “É muito importante a instrução ter sido feita com instrutores diferentes, pois eu pude ter acesso a aprendizados distintos, e cada um agregou uma visão diferenciada do avião”. Sobre o dia do voo solo, ele acrescentou: “quando chega o momento, a emoção é muito grande, não tem como descrever. E a expectativa aumenta cada vez mais para retornar aos trabalhos da Polícia Militar e poder contribuir com missões tão nobres como de transporte de tropas, enfermos e órgãos”.  

Sobre o período de pré-solo, o Tenente Yamate ressaltou como foi o aprendizado. “Aprendemos a conhecer as possibilidades e habilidades da aeronave, como decolagem, pouso, curvas e algumas manobras, além das de emergência. Após esse período, chegar ao voo solo é um momento único. Quando chegamos no início, ainda estávamos inseguros. Alcançar esse momento de se sentir confiante, e o instrutor também confiar de te deixar sozinho no avião para decolar e pousar é muito bom”.

Após o voo solo, o Tenente Gildásio explica como será o aprendizado para finalizar o curso. “O pós-solo será voltado para o aperfeiçoamento na aeronave, como novos ensinamentos sobre pouso, manobras e as de emergência, limites do avião, além de se comportar em casos de possíveis panes e situações adversas. Depois, vamos passar pela navegação, voos noturnos e finalizar com o voo de cheque”.

Segundo o Tenente Gildásio, a vinda ao Aeroclube de Juiz de Fora é um marco para a formação dos pilotos de asa fixa da Polícia Militar. “É muito interessante termos nossa formação em uma escola de aviação civil, imersos em um ambiente que apresenta a cultura da aviação. Estamos tendo a preparação com excelência no Aeroclube de Juiz de Fora. Temos a consciência de que, quando voltarmos a Belo Horizonte, vamos atuar nas aeronaves da PMMG com total segurança e profissionalismo elevado”, finalizou.

Aeroclube de Juiz de Fora

Desde 1938, o Aeroclube de Juiz de Fora é uma escola de aviação civil que prioriza a segurança e a qualidade profissional na formação de seus pilotos, oferecendo diversos cursos na área de aviação, como de Piloto Privado Avião e de Piloto Comercial Avião, além de proporcionar voos panorâmicos para a população de Juiz de Fora e região.

*Outras informações com o Aeroclube de Juiz de Fora pelos telefones: (32) 3233-1004 ou 99910-8001.

Texto: Flávia Cocate
Fotos: Leonardo Amorim

Deixe uma resposta

Fechar Menu