Solicitar orçamento

Aeroclube de Juiz de Fora

TIRE SUAS DÚVIDAS: (32) 3233-1004 contato@aeroclubejf.com.br (32)99910-8001
  • Home
    • Leia artigos e visualize nossas galerias de fotos

      previous arrow
      next arrow
      Slider

      Confira fotos de nossas instalações e nossos eventos.

      previous arrow
      next arrow
      Slider

      Artigos sobre aviação e tudo que acontece no Aeroclube de Juiz de Fora.

  • Contato
Login - Flight Center


 
Segurança de voo é tema de seminário no Aeroclube de Juiz de Fora

Segurança de voo é tema de seminário no Aeroclube de Juiz de Fora

Seguindo uma de suas principais atribuições cujo objetivo é prevenir acidentes na área de aviação, o Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III), da Força Aérea Brasileira, Rio de Janeiro, apresentou o “Seminário de Segurança de Voo” no Aeroclube de Juiz de Fora na tarde desta quinta-feira, dia 6 de junho, para cerca de 40 profissionais que trabalham com aviação na cidade.

Segundo o palestrante, Major Aviador Rafael Vargas Vilar, Chefe da Seção de Investigação do Seripa III, a importância da realização de um evento como esse na cidade é a prevenção proativa, isto é, antes de acontecer algum possível acidente. “Passamos conceitos sobre segurança de voo, práticas adotadas que deram certo relacionadas ao tema, estudos de caso sobre acidentes, o tipo de trabalho que desempenhamos para que todos possam mudar suas atitudes e suas posturas no desenvolvimento da atividade aérea”.

Após assistir à apresentação, o Capitão Marcelo Vitor Sampaio, piloto da Polícia Militar de Minas Gerais, explica o porquê de ter participado do seminário. “É sempre importante estudar sobre segurança de voo. Com essas ferramentas, estamos mais preparados para a prevenção de incidentes e acidentes, fazendo parte de uma formação como um todo”.

Para a palestra de Juiz de Fora, o Major Vilar ressalta que trouxe, como exemplo, quatro tipos de acidentes que, juntos, correspondem a 47% dos acidentes da região de responsabilidade do Seripa III: Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. “Alguns tipos de ocorrências têm predominância em relação a outras, dependendo da região do país analisada. No Sudeste, por exemplo, os tipos mais comuns são: perda de controle no solo, perda de controle em voo, ou o piloto entrou em voo por instrumento e não estava habilitado, ou meteorologia. Por isso, quando vamos a alguma localidade, tentamos focar mais os temas predominantes na palestra. Geralmente, conseguimos perceber que, naquela região ou naquele aeroclube, em que apresentamos esse tipo de seminário, há uma tendência na redução no número de acidentes nos próximos meses.”.

*Outras informações com o Aeroclube de Juiz de Fora pelo telefone: (32) 3233-1004 ou 99910-8001.

Suboficial Nilson da Força Aérea Brasileira explica sobre os temas abordados no Seminário de Segurança de Voo ocorrido no Aeroclube de Juiz de Fora

Texto: Flávia Cocate
Fotos e vídeo: Leonardo Amorim

Deixe uma resposta

Fechar Menu