Solicitar orçamento

Aeroclube de Juiz de Fora

TIRE SUAS DÚVIDAS: (32) 3233-1004 contato@aeroclubejf.com.br (32)99910-8001
  • Home
  • Voo Panorâmico
    • Leia artigos e visualize nossas galerias de fotos

      previous arrow
      next arrow
      Slider

      Confira fotos de nossas instalações e nossos eventos.

      previous arrow
      next arrow
      Slider

      Artigos sobre aviação e tudo que acontece no Aeroclube de Juiz de Fora.

Login - Flight Center


 
Saiba por que a oficina alocada no Aeroclube de Juiz de Fora é homologada pela ANAC

Saiba por que a oficina alocada no Aeroclube de Juiz de Fora é homologada pela ANAC

A oficina de manutenção de aeronaves, localizada no Aeroclube de Juiz de Fora, recebe o nome de Krauss Aeronáutica, a qual é homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Segundo o mecânico de aeronaves Marcelo Paraíso Garcia: “para uma oficina possuir essa certificação, é necessário ter profissionais com treinamentos específicos, tanto teóricos quanto práticos, para cada modelo de aeronave em que faz a manutenção”.

Atualmente no país, há vários cursos teóricos de manutenção de aviões e oficinas homologadas pela ANAC para que o profissional possa ter sua certificação prática de uma determinada aeronave. Todos os mecânicos que trabalham na oficina alocada no Aeroclube de Juiz de Fora possuem a parte teórica; e a parte prática, o mecânico Paraíso pode certificar um serviço por possuir a habilitação exigida pela ANAC. Além dele, também trabalham mais dois auxiliares na manutenção de aviões: Marcelo Rocha de Resende e Vicente de Paula do Carmo.

Marcelo Paraíso explica que, para se tornar mecânico de aeronaves, é necessário, inicialmente, realizar o curso de módulo básico (BAS). Após a aprovação, o aluno poderá seguir para as três licenças (especializações) existentes, de acordo com a sua escolha, sendo: Grupo Motopropulsor (GMP), Célula (CEL) ou Aviônicos (AVI).

Como Marcelo Paraíso fez seu curso na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), da Força Aérea Brasileira (FAB), localizada em Guaratinguetá (SP), ele já possui as três licenças. Paraíso iniciou sua carreira militar em 1988 na EEAR e passou por algumas unidades da FAB, localizadas em Belém, Barbacena e São José dos Campos (por 13 anos); além de, por dois anos, ter servido fora do país, na África. Após esse período, ele ainda foi aprovado na prova para se tornar Oficial Especialista em Aviões e serviu em Manaus. Depois de completar seu tempo na FAB, ele deu início aos trabalhos na manutenção da Oficina Krauss Aeronáutica, em Juiz de Fora. A sede da fábrica de aeronaves da Krauss se localiza na cidade de Três Corações, Minas Gerais.

Devido a oficina Krauss ser homologada pela ANAC, é comum aeronaves de outras cidades irem até Juiz de Fora para passar por manutenção. Marcelo Paraíso ressalta que “a oficina possui os manuais dos aviões, uma equipe treinada da forma correta e as ferramentas específicas para cada tipo de avião, características que garantem a manutenção ser feita com certificação da ANAC”.

Aeroclube de Juiz de Fora

Há 81 anos, o Aeroclube de Juiz de Fora é uma escola de aviação civil que prioriza a segurança e a qualidade profissional na formação de seus pilotos, oferecendo diversos cursos na área de aviação, como de Piloto Privado Avião e de Piloto Comercial Avião, além de proporcionar voos panorâmicos para a população de Juiz de Fora e região.

*Outras informações com o Aeroclube de Juiz de Fora pelos telefones: (32) 3233-1004 ou 99910-8001.

Texto: Flávia Cocate
Fotografias: Leonardo Amorim

Deixe uma resposta

Fechar Menu