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Pilotar em aeronaves distintas é o diferencial na instrução do Aeroclube de Juiz de Fora

Pilotar em aeronaves distintas é o diferencial na instrução do Aeroclube de Juiz de Fora

“Aprender a voar utilizando mais de uma aeronave possibilita ao aluno ter experiências com equipamentos diferentes, deixando-o ainda mais preparado para as possíveis oportunidades de mercado que ele possa encontrar na aviação”. A afirmação do presidente do Aeroclube de Juiz de Fora, Leandro Lopardi, exemplifica a forma de instrução com que os alunos estão tendo no aprendizado dos cursos de Piloto Privado e Piloto Comercial na instituição.

Atualmente, o aluno do curso de Piloto Privado tem a possibilidade de voar em seis modelos distintos de aeronaves, em um total de dez aviões; e o aluno de Piloto Comercial, nove modelos de aeronaves, no total de 15. “A vantagem é que o aluno desse formato de curso pode voar em mais de um modelo de avião pagando o mesmo preço, diferente do formato em que o aluno paga apenas para voar somente um modelo”, esclareceu Lopardi.

Piloto Privado Avião – PPA
No curso de Piloto Privado, o aluno precisa realizar a carga horária de prática de voo de 43 horas (incluindo o cheque). Existem aeronaves disponíveis para cada fase. As fases são as seguintes:
Fase I – Pré-solo (PS) – 20 horas
Fase II – Aperfeiçoamento (AP) – 10 horas
Fase III – Navegação (NV) – 8 horas
Fase IV – Noturno (NT) – 3 horas
Avaliação final de curso – 2 horas

Piloto Comercial Avião – PCA
As fases do curso de Piloto Comercial são:
Fase I – Adaptação/Locais – 10 horas de voo visuais
Fase II – Adaptação/Locais – 10 horas de voo visuais
Fase III – Visuais – 50 horas de voo navegações
Fase IV – Voo Noturno – 25 horas de voo
Fase V – Voo em simulador – (abaterão 10 horas de voo)
Fase VI – Voo por instrumentos (MONOMOTOR) – 20 horas
Fase VII – Voo de cheque ANAC – 3 horas

Para exemplificar, a aeronave Aeroboero 180 pode ser utilizada no curso de Piloto Privado, apenas nas fases de Adaptação, Aperfeiçoamento e Navegação; mas não é voltada para as fases de Noturno e de Avaliação final. Para essas missões, o aluno pode escolher outro avião disponível. No site do Aeroclube de Juiz de Fora, o aluno pode verificar a aplicabilidade da aeronave na fase do curso que ele já faz ou irá fazer. “Dessa forma, o aluno tem liberdade para montar sua escala de voo, de acordo com a fase a ser realizada e a aeronave que é utilizada na missão na qual o aluno irá realizar, sem precisar pagar diferença por isso”, finalizou Lopardi.

Aeroclube de Juiz de Fora

Há 81 anos, o Aeroclube de Juiz de Fora é uma escola de aviação civil que prioriza a segurança e a qualidade profissional na formação de seus pilotos, oferecendo diversos cursos na área de aviação, como de Piloto Privado Avião e de Piloto Comercial Avião, além de proporcionar voos panorâmicos para a população de Juiz de Fora e região.

*Outras informações com a Assessoria de Comunicação do Aeroclube de Juiz de Fora pelos telefones: (32) 3233-1004 ou 98831-2973.

Texto e vídeo: Flávia Cocate
Fotografias: Leonardo Amorim

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