Solicitar orçamento

Aeroclube de Juiz de Fora

TIRE SUAS DÚVIDAS: (32) 3233-1004 contato@aeroclubejf.com.br (32)99910-8001
  • Home
  • Voo Panorâmico
    • Leia artigos e visualize nossas galerias de fotos

      previous arrow
      next arrow
      Slider

      Confira fotos de nossas instalações e nossos eventos.

      previous arrow
      next arrow
      Slider

      Artigos sobre aviação e tudo que acontece no Aeroclube de Juiz de Fora.

Login - Flight Center


 
De pedreiro a piloto, aluno do Aeroclube de Juiz de Fora realiza seu sonho de voar

De pedreiro a piloto, aluno do Aeroclube de Juiz de Fora realiza seu sonho de voar

Aos seis anos de idade, Moisés João dos Santos já acompanhava os aviões sobrevoando sua casa localizada perto do Aeroporto Internacional de Guararapes, em Recife. A cada decolagem, ele pensava: “um dia vou pilotar um negócio desse”. Ele só não sabia como iria fazer para realizar seu sonho, mas seu destino já estava traçado. 

Quando adolescente, ele trabalhou com vendas e ajudou seu pai no serviço de manutenção predial, realizando todos os detalhes de uma obra ou reforma, como, por exemplo, cerâmica e hidráulica. Até que, um dia, ele recordando novamente de seu sonho de criança, decidiu: “é isso que eu quero para minha vida, quero voar”. E começou a correr atrás de realizá-lo.

Moisés dos Santos pilota junto com Ramon Soares a aeronave Cessna 172

Então procurou informações sobre o aeroclube de Recife, mas verificou que estava fechado há um bom tempo. Não desistindo, foi até o local e perguntou aos guardas se poderia entrar, devido a seu amor pela aviação. Inicialmente, eles não deixaram, mas depois abriram uma exceção. Ele acabou verificando que o aeroclube de Recife, realmente, estava abandonado.

Instrução em Recife

No mesmo momento, eles informaram sobre uma escola de aviação que havia no centro da cidade. Quando ele conseguiu achar e conversar com o proprietário, viu que poderia começar o curso de piloto, mas ainda não possuía condições financeiras para começar as aulas. Assim, o dono da escola o perguntou com que ele trabalhava. Quando respondeu “manutenção predial”, o diretor topou de lhe conceder o curso teórico de Piloto Privado Avião, de início, em troca de seu serviço de reformar uma escola para ele.

No final das contas, com vários serviços de reforma concluídos, ele conseguiu terminar os cursos teóricos de Piloto Privado, Piloto Comercial e, ainda, fez o voo de cheque no Piloto Privado. Ainda nesse curso, ele conseguiu ganhar uma bolsa de estudos em inglês, com o professor particular Carlos Maciel – Camarse – para se preparar para o ICAO, certificado requerido para os pilotos, envolvendo operações com aeronave civil brasileira em voos internacionais.   

Aeroclube de Juiz de Fora

Passado algum tempo, pesquisando nas redes sociais, verificou um anúncio do Aeroclube de Juiz de Fora. Ligando para lá, conseguiu falar com o presidente da instituição, Leandro Lopardi, sobre sua situação de começar o curso de Piloto Comercial. Mas, ao saber do preço, falou que ainda não tinha condições de começá-lo. No dia seguinte, resolveu ligar novamente e oferecer seu serviço de manutenção predial em troca do curso. Para sua surpresa, Lopardi também estava precisando reformar sua escola e topou a troca.

Na mesma semana do acordo feito pelo telefone, Moisés decidiu ir para Minas Gerais. Conversou e pediu compreensão da família, deixou o cartão de crédito com a esposa e a filha e partiu para Juiz de Fora com apenas R$ 150 no bolso. Em agosto de 2018, ele chegou e foi recebido pelo Lopardi e pela Coordenadora Pedagógica, Júlia Zanovello. “Eles se tornaram minha família também, pois me ajudaram bastante no início”, explicou Moisés.

Inicialmente, ele começaria a fazer seu curso prático de Piloto Comercial. Mas Lopardi sentiu necessidade de mais obras serem feitas e o ofereceu o curso completo de piloto. Moisés disse que só precisava voltar a Recife alguns dias para rever a família, mas topava realizar o curso inteiro em troca de seu serviço. Atualmente, ele está realizando seu curso prático de Piloto Comercial, mas ainda pretende fazer cursos de Multimotores, Instrutor de Voo e Jet Trainer.

Instrução

Sobre a instrução no Aeroclube de Juiz de Fora, Moisés comenta que está aprendendo bastante. “Gosto de dizer que estou no lugar perfeito na hora certa, pois me identifico bastante com a diretoria do aeroclube e tenho grande liberdade com a realização do meu trabalho feito aqui”.

Em seu curso, ele já voou as aeronaves Cessna 150, 152, 172, T-23 Uirapuru e Tupi. “Eu amo voar. E quanto mais aeronaves diferentes eu puder voar, melhor para mim e para minha experiência profissional, pois cada uma possui sua peculiaridade”, ressaltou.

Seu amor pela aviação é tanto que nem possui ainda um foco em sua trajetória profissional. “Com relação a emprego, eu quero algum lugar que eu possa voar bastante, pois adoro o que faço”. Mas depois de pensar um pouco, decidiu: “se pudesse escolher, preferiria trabalhar na empresa Azul, pois me identifico bastante com o trabalho realizado por eles, como o bom tratamento que eles dão tanto para os funcionários quanto aos clientes”.

Família

Mas tudo isso é feito superando a saudade. “Sou muito apegado à família. Ligo todos os dias para minha mãe para começar bem o dia e, na hora do almoço, falo com minha esposa e filha. No início, foi muito difícil, mas já estamos acostumando, pois quando alguém corre atrás de um sonho, a melhora não virá somente para mim. Será para mim e para todos eles”, finaliza, Moisés.

Aeroclube JF

Desde 1938, o Aeroclube de Juiz de Fora é uma escola de aviação civil que prioriza a segurança e a qualidade profissional na formação de seus pilotos, oferecendo diversos cursos na área de aviação, como de Piloto Privado Avião e de Piloto Comercial Avião, além de proporcionar voos panorâmicos para a população de Juiz de Fora e região.

*Outras informações com o Aeroclube de Juiz de Fora pelos telefones: (32) 3233-1004 ou 99910-8001.

Texto: Flávia Cocate
Fotografias: Leonardo Amorim

Deixe uma resposta

Fechar Menu