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Como faço para me tornar piloto?

Como faço para me tornar piloto?

Por meio de texto e vídeo, o Aeroclube de Juiz de Fora disponibiliza pra você uma explicação fácil e rápida para seguir seu sonho de se tornar piloto. Confira abaixo todos os passos dessa trajetória, explicados um a um, para você seguir sua carreira de aviador. Acompanhe abaixo:

1 – CURSO TEÓRICO DE PILOTO PRIVADO DE AVIÃO – Para você conseguir sua carteira de Piloto Privado de Avião (PPA) e de Piloto Comercial de Avião (PCA), você primeiro precisa se matricular em um curso teórico do curso de PPA. No Aeroclube de Juiz de Fora, o curso teórico de PPA é ministrado por meio de EAD, ou seja, escola à distância. Para o curso de Piloto Privado, é exigido que você tenha 18 anos completos para o curso teórico.

2 – AVALIAÇÃO NA BANCA DA ANAC – No curso teórico de PPA, o aluno tem contato com noções de regulamentos de tráfego aéreo (VFR), conhecimentos técnicos (motores a pistão), aerodinâmica e teoria de voo, meteorologia e navegação aérea (VFR). Esse curso dura em torno de 4 meses e, depois, o aluno será avaliado na banca da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em que deverá ter aproveitamento mínimo de 70% das questões para dar início ao curso prático. 

3 – CERTIFICADO MÉDICO AERONÁUTICO – Após ser aprovado na banca da ANAC, o aluno terá que conseguir o Certificado Médico Aeronáutico, CMA de 2ª classe, em alguma clínica homologada pela ANAC. O aluno se submeterá a uma série de exames, incluindo de sangue, psicotécnico e teste de esforço. Depois de conseguir o CMA, o aluno pode prosseguir para o curso prático.

4 – CURSO PRÁTICO DE PPA – No curso prático de Piloto Privado de Avião, o aluno irá voar 43 horas, sendo exigido pelo menos 3 horas de voo noturno. É importante salientar que a duração do curso depende muito da disponibilidade de horário e dedicação de estudo do aluno. Após o período de adaptação, é permitido voar mais de 1 hora por dia, desde que haja disponibilidade da aeronave e climática. No Aeroclube de Juiz de Fora, há nove aeronaves disponíveis a serem escolhidas pelos alunos do curso de PPA.

5 – VOO DE CHEQUE – Ao final do curso prático de PPA, já de posse do Certificado de Capacidade Técnica (CCT/Banca ANAC), o aluno estará apto a realizar seu “voo de cheque”. Se aprovado, ele estará apto a pilotar aviões monomotores em condições visuais, porém, não pode ainda exercer atividade remunerada com a aviação. Para trabalhar como piloto, é necessário prestar o curso de Piloto Comercial de Avião (PCA).

6 – CURSO DE PCA – Para realizar o curso de Piloto Comercial de Avião, o aluno deve ter mais de 18 anos, segundo grau completo, certificado de avaliação física 1ª classe e CHT (Carteira de Habilitação Técnica) de Piloto Privado.

7 – CURSO TEÓRICO DE PCA – O curso teórico de Piloto Comercial de Avião é realizado em cerca de 4 meses. Após o curso, o aluno irá se submeter à banca da ANAC, sendo necessário 70% de aproveitamento para ser aprovado. Depois, o aluno deve realizar mais de 110 horas de voo.

8 – CURSO PRÁTICO DE PCA – São necessárias 60 horas de visual e navegação, 12,5 horas do curso de MLTE (piloto de Multimotores IFR), 8 horas do curso IFR (Instrument Flight Rules – Voo por Instrumentos), 8 horas de voo noturno, 32 horas de Simulador de voo ou 19 horas de IFR, 2,5 horas de cheque. No Aeroclube de Juiz de Fora, você também pode realizar o curso de 1 semana de Jet Trainning do Boeing 737 NG, ideal para pilotos em fase de transição para aeronaves a jato. No total, são 150 horas para que o aluno conclua o curso de PCA.

9 – CHECADO PELA ANAC – Após ser checado por algum piloto homologado pela ANAC, o piloto já estará habilitado a conseguir um emprego como piloto comercial e já estará pronto para seguir sua carreira na aviação.

Como faço para me tornar piloto?

Aeroclube de Juiz de Fora
Há 81 anos, o Aeroclube de Juiz de Fora é uma escola de aviação civil que prioriza a segurança e a qualidade profissional na formação de seus pilotos, oferecendo diversos cursos na área de aviação, como de Piloto Privado Avião e de Piloto Comercial Avião, além de proporcionar voos panorâmicos para a população de Juiz de Fora e região.

Texto: Flávia Cocate
Fotografia e vídeo: Leonardo Amorim

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