Solicitar orçamento

Aeroclube de Juiz de Fora

TIRE SUAS DÚVIDAS: (32) 3233-1004 contato@aeroclubejf.com.br (32)99910-8001
  • Home
  • Voo Panorâmico
    • Leia artigos e visualize nossas galerias de fotos

      previous arrow
      next arrow
      Slider

      Confira fotos de nossas instalações e nossos eventos.

      previous arrow
      next arrow
      Slider

      Artigos sobre aviação e tudo que acontece no Aeroclube de Juiz de Fora.

Login - Flight Center


 
Adair Ribeiro se dedicou mais de meio século ao Aeroclube de Juiz de Fora

Adair Ribeiro se dedicou mais de meio século ao Aeroclube de Juiz de Fora

Você conhece o senhor Adair Ribeiro? Sua história se confunde com a do Aeroclube de Juiz de Fora, pois, durante 60 anos, ele foi mecânico de aeronaves e instrutor de voo da instituição, com mais de 33 mil horas de voo. Adair formou mais de 1500 pilotos durante toda sua trajetória; e muitos deles, hoje, trabalham como Comandantes em grandes empresas de linha aérea pelo país e pelo mundo afora.

O mais importante para ele era: “tenho muitas histórias para contar sobre aviação e nenhum aluno meu jamais sofreu um pequeno acidente”.  A afirmação está presente na matéria do jornal Diário Regional da data de 4 de junho de 1995, quando o saudoso Adair ainda estava entre nós e concedeu entrevista para a equipe do jornal. Sempre admirado, por todos, pela sua experiência, habilidade e audácia, ele também comentou sobre seus trabalhos na manutenção de aviões: “o segredo é seguir as normas. Senão, o risco é muito grande”.

Seu começo no Aeroclube de Juiz de Fora, em 1941, foi como ajudante de mecânico. “Teve os melhores mestres possíveis, pois nos anos 40 e 50, eram os próprios integrantes da Força Aérea Brasileira que prestavam assistência, em uma campanha que durou mais de um ano e visava incentivar a criação de aeroclubes com escolas de mecânica e pilotagem”.

Além de ter feito todos os cursos para se tornar piloto e, depois, instrutor do Aeroclube, ele também conseguiu o credenciamento pelo Ministério da Aeronáutica para realizar checagem de pilotos de linhas comerciais. Ele tinha muito orgulho de falar sobre todos os seus alunos que foram checados por ele e sabia onde cada um tinha chegado na sua carreira profissional, seja na aviação nacional ou internacional.

O Aeroclube sempre teve a tradição de receber alunos de outros países e, em 1995, foram cinco alunos de Cabo Verde. Depois de um ano estudando, eles voltaram para seu país como pilotos. “O Adair é uma pessoa sensacional. Passa segurança, tranquilidade e toda a experiência que adquiriu lidando com os aviões durante mais de 50 anos. Isso incentiva ainda mais

a gente”, comentou, na época, uma de suas alunas africanas, Eliana Lopes.

Aeroclube de Juiz de Fora

Há 81 anos, o Aeroclube de Juiz de Fora é uma escola de aviação civil que prioriza a segurança e a qualidade profissional na formação de seus pilotos, oferecendo diversos cursos na área de aviação, como de Piloto Privado Avião e de Piloto Comercial Avião, além de proporcionar voos panorâmicos para a população de Juiz de Fora e região.

*Outras informações com a Assessoria de Comunicação do Aeroclube de Juiz de Fora, pelos telefones: (32) 3233-1004 ou 98831-

2973.

Texto: Flávia Cocate
Fotos: arquivo jornal Diário Regional 1995 e Internet

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu