Este é o seu primeiro passo para se tornar um piloto de
avião. Você estará apto a pilotar aviões monomotores em condições
visuais.
Este curso é o primeiro passo para quem deseja se tornar um piloto de avião. O aluno estará apto a pilotar aviões monomotores em condições visuais. O curso teórico tem a duração de 6 meses. No final desta primeira etapa o aluno se submeterá a uma prova teórica da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Caso seja aprovado, estará apto a concluir o treinamento prático.
O Curso de Piloto Privado é o primeiro passo de um piloto, portanto não é necessária nenhuma experiência prévia com pilotagens de aviões.
Pilotar aviões monomotores em condições visuais após formado. Durante o curso você fará em torno de 10 horas de voo solo, inclusive navegações.
Para quem quer seguir carreira na aviação, a próxima etapa é fazer o curso de piloto comercial, e assim, aprender a pilotar aviões por instrumentos e aeronaves multimotoras.
Este curso é o primeiro passo para quem deseja se tornar um piloto de avião. O aluno estará apto a pilotar aviões monomotores em condições visuais. O curso Prático pode ser realizado em até 60 dias. No final o aluno se submeterá a um voo de cheque com o Examinador Credenciado do Aeroclube para a obtenção da licença de Piloto Privado de Avião que será emitida pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Caso seja aprovado, estará apto a conduzir aeronaves monomotoras VFR. O curso de Piloto Privado é o primeiro passo de um piloto, portanto não é necessária nenhuma experiência prévia com pilotagens de aviões.
Poderá pilotar aviões monomotores em condições visuais após formado. Durante o curso você fará 44 horas de voo, inclusive navegações. Para quem quer seguir carreira na aviação, a próxima etapa é fazer o curso de piloto comercial e, assim, aprender a pilotar aviões por instrumentos e aeronaves multimotoras.
A carga horária para a prática de voo será de 42 horas de voo (não incluindo o cheque), obedecendo às seguintes fases:
Uma nova dinâmica de estudos nos cursos de Piloto Privado, Piloto Comercial e Instrutor de Voo de Avião será implantada pelo Aeroclube de Juiz de Fora, assim que houver o retorno de suas atividades normais. A nova modalidade de estudos foi aperfeiçoada pela diretoria da instituição, em parceria com o grupo SENAI de Juiz de Fora, para beneficiar os alunos quanto à agilidade das aulas práticas e o aperfeiçoamento dos cursos.
Confira abaixo os esclarecimentos sobre os cursos de PPA, PCA e INVA do Aeroclube de Juiz de Fora.
O aluno se matriculará no curso de Piloto Privado Avião no Aeroclube, no modelo de internato, e irá fazer parte de uma turma. As turmas serão mensais, e cada grupo será formado, somente, por 12 alunos. O curso terá duração estimada de 30 dias.
Todo aluno que se matricular no Aeroclube, no formato internato, e não ser de Juiz de Fora, terá direito a alojamento gratuito na instituição.
Para cada turma, serão disponibilizadas 4 aeronaves; sendo, no máximo, 3 alunos para cada avião. O que possibilitará, ao aluno, voar até 2 horas por dia, ou 2 missões por dia.
Considerando esse ritmo de aulas práticas, o aluno irá receber a escala de voo projetada para ele de todo o treinamento no início do seu curso. Não se pretende extrapolar de 30 a 45 dias de treinamento, salvo condições meteorológicas desfavoráveis para voo. de 30 a 45 dias que forem possíveis de realizar as operações de voo, o aluno terá completado toda a carga horária de seu curso. Portanto, o aluno chegará ao aeroclube, passará o período de 30 a 45 dias na instituição, e terá projetada toda sua escala de voo com horário de treinamento. Todo seu desenvolvimento se dará nesse período.
Para os alunos que não poderem ficar em condição de internato, o Aeroclube de Juiz de Fora irá disponibilizar uma aeronave, a mesma que será a aeronave reserva dos 4 aviões que irão atender os alunos do formato internato. Essa aeronave só será utilizada pelos alunos do curso contínuo quando todos os 4 aviões, disponibilizados a eles, estiverem em manutenção.
Os alunos que não podem se manter no Aeroclube de 30 a 45 dias
são aqueles que podem ir à instituição, geralmente, aos finais de semana, ou
durante uma semana ou somente um fim de semana entre outros casos específicos.
Para esse tipo de aluno, quando ele fechar com o aeroclube o contrato de
treinamento, ele deve informar quais são as datas que tem disponibilidade para
que sua escala seja criada.
Para o aluno que não terminar o curso de Piloto Privado de 30 a 45 dias, o prazo estabelecido no contrato para que finalize o treinamento completo são de 180 dias. Portanto, dentro desse período, ele precisa, por obrigação, finalizar as horas de voo para treinamento de Piloto Privado. Não sendo possível finalizar o curso em 30 dias, o aluno é automaticamente realocado para a turma seguinte para finalizar suas horas. Caso ele não possa ficar no Aeroclube, será combinado então qual o período que ele pode, sendo alocado para uma turma posterior.
As aeronaves que serão utilizadas para o curso de PP são: Cessna 150 e Cessna 152 e Cessna 172 (para alunos com mais de 100KG) - para aqueles que desejam realizar o modelo triciclo.
O orçamento apresentado não contempla o Voo de Exame do aluno (cheque), que deverá ser realizado ao término do treinamento com o examinador credenciado da Anac e/ou do Aeroclube. Este voo não é contado como treinamento e não está incluso na carga horaria do curso de PPA ou PCA (tanto para a habilitação MNTE IFR quanto para MLTE IFR).
Após o aluno ter concluído com proficiência todas as missões do curso prático no qual esteja matriculado, será encaminhado para o Voo de Exame do aluno (cheque) de PPA ou PCA, pelo último instrutor que tenha realizado o voo e realizado seu endosso para o Voo de Exame do aluno (cheque).
O Examinador do Aeroclube e/ou Anac, poderá realizar o Voo de Exame do aluno (cheque) com no mínimo de 2 horas (duas) e no máximo de 3 (três) horas de voo, para determinar a proficiência e sua aprovação ou não no Voo de Exame do aluno (cheque).
O valor desta hora de voo (2h / 3h) será cobrada do aluno proporcionalmente após o término do voo independente de seu resultado, e de acordo com o modelo da aeronave utilizada, portanto vale ressaltar que o Aeroclube de Juiz de Fora, nos orçamentos enviados, oferta apenas a carga horária mínima de treinamento para as habilitações de PPA, PCA, MNTE IFR ou MLTE IFR, devendo o aluno após a conclusão do curso prático no qual se matriculou, e após realizar o seu Voo de Exame do aluno (cheque), realizar o pagamento proporcional desta hora junto ao Aeroclube de Juiz de Fora, independente do resultado obtido.