Tupi 160
Aeronave de 4 lugares. O Embraer EMB-712 "Tupi" é um avião monomotor comercial a pistão, produzido no Brasil pela Embraer e posteriormente por sua subsidiária Neiva, sob licença da norte-americana Piper Aircraft. Na verdade este é o nome brasileiro do modelo Archer II.
Lançado em 1979 no Brasil, em 1980 já era considerado o mais barato e simples avião de turismo do país, além de ser econômico e apresentar alto nível de segurança, o que proporcionou grande aceitação entre os aeroclubes e o mercado nacional, com um total de 145 unidades fabricadas.
Com quatro lugares, incluindo piloto, foi utilizado como avião de turismo e de treinamento. Sua fuselagem é do tipo monocoque, com estrutura primária de liga de alumínio. Equipado com asa semi-afilada, o monomotor EMB-712 Tupi pode atingir a velocidade de 207 km/h, com seu motor Lycoming de 180.
O Tupi é uma aeronave de fabricação nacional, de asa baixa, de fácil pilotagem e com excelente desempenho no treinamento de pilotos. Comporta até quatro ocupantes, devidamente equipada para a realização tanto de voos visuais como por instrumentos.
O Piper Arrow é uma econômica aeronave monomotor a pistão de pequeno porte, com construção convencional metálica e com asa baixa, com capacidade para transportar com razoável conforto um piloto e três passageiros, em viagens intermunicipais e interestaduais (rotas domésticas), projetada e fabricada em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 1960 pela então Piper Aircraft (atualmente New Piper Aircraft), que utilizou como base o modesto projeto de aeronave monomotor a pistão Piper Cherokee, do mesmo fabricante.
Sem grandes pretensões de tornar o Piper Cherokee uma aeronave sofisticada para atender às exigências de consumidores e usuários de altíssimo poder aquisitivo, a então Piper Aircraft deu continuidade, na década de 1960, ao desenvolvimento do modesto projeto denominado PA-28, com o lançamento da sua versão melhorada Piper Arrow, com trem de pouso retrátil. Até o final da década de 1980, o Piper Arrow cumpria as pretensões da Piper Aircraft e, atualmente, ainda cumpre praticamente as mesmas pretensões da New Piper de competir no mercado aeronáutico mundial de aviação geral, treinamento e táxi aéreo com uma aeronave relativamente barata, muito econômica, com acabamento simples, fácil de pilotar, projetada para viagens tranquilas com o uso responsável dos instrumentos de bordo, planejadas antecipadamente com cuidado pelo piloto.
Atualmente, é possível equipar em oficinas homologadas o Piper Arrow com o stormscope, o GPS e o TCAS, PFD e MFD Aspen ou Garmin 500, entre outros. Na versão mais recente do Arrow, o GPS está disponível de fábrica, integrado ao EFIS (Electronic Flight Instrument System), mas o stormscope e o TCAS podem ser adquiridos e instalados em oficinas. O stormscope, o GPS e o TCAS são instrumentos de fundamental importância para viagens seguras e tranquilas, sem surpresas desagradáveis na rota.
O Piper Arrow faz parte da família PA-28, lançada pela Piper Aircraft na década de 1960 com a versão Piper Cherokee e, posteriormente, na década de 1970, com os modelos Piper Warrior, Piper Archer e Piper Dakota. No total, incluindo as versões licenciadas para fabricação por outros fabricantes em outros países, incluindo o Brasil, são mais de 32.000 unidades vendidas até hoje, um gigantesco sucesso de vendas, um fenômeno impressionante, é um dos projetos mais conhecidos de aeronaves leves a pistão do mundo, é comum vê-las em hangares ou pátios de aeródromos e aeroportos de cidades do interior.
EMBRAER TUPI
Aeronave homolagada VFR diurna/noturna
hora avulsa: R$885,00 por hora
Consumo Horário: 30 Litros por Hora
solicite seu orçamento clicando aqui.